top of page

Veja quem são os candidatos a prefeito de Cuiabá nas eleições 2024

Partidos anunciaram nomes em convenções e candidaturas serão confirmadas pela Justiça Eleitoral.



Foto: prefeitura


Cinco candidatos confirmaram suas candidaturas a prefeito de Cuiabá até essa segunda-feira (5), prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 de outubro.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a capital possui 439 mil eleitores, representando 17,4% do eleitorado total de Mato Grosso. Veja os nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Cuiabá nas eleições 2024, em ordem alfabética:


ABILIO BRUNINI (PL)


O Partido Liberal (PL) confirmou a candidatura de Abilio Brunini para a Prefeitura de Cuiabá, durante convenção realizada no Centro de Eventos do Pantanal, nessa segunda-feira. A vice da chapa será a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa, do Partido Novo.


Abilio Jacques Brunini Moumer tem 40 anos, é arquiteto e atualmente, deputado federal por Mato Grosso.


Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno. No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.


DOMINGOS KENNEDY (MDB)


O empresário Domingos Kennedy (MDB) teve sua candidatura confirmada, durante convenção realizada na Associação Mato-grossense dos Munícipios (AMM), no sábado (27). A presidente estadual do Partido Democrático Brasileiro (PDT), Miriam Calazans foi anunciada como vice nessa segunda-feira (5).


Domingos Kennedy Garcia Sales nasceu em Paranavaí (PR). Em 1982, se mudou para Cuiabá em busca de oportunidades. Foi bancário e, em 1985, começou a trabalhar em uma empresa familiar.


Hoje, Kennedy atua como empresário do setor da indústria. É casado, tem quatro filhos, uma enteada e dois netos.


EDUARDO BOTELHO (UNIÃO BRASIL)


O União Brasil confirmou a candidatura de Eduardo Botelho para a Prefeitura de Cuiabá, durante convenção realizada no ginásio Aecim Tocantins, nessa segunda-feira. O médico Marcelo Sandrin, do Republicanos, que também é diretor-geral do Hospital Filantrópico Santa Helena, foi anunciado como vice.


José Eduardo Botelho tem 65 anos, é engenheiro elétrico, matemático e atua como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, desde 2017.


Estreou na política em 2013, foi eleito duas vezes deputado estadual de Mato Grosso, em 2014, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), e em 2018, pelo Democratas (DEM).


Ingressou no União Brasil em fevereiro de 2022, partido político brasileiro que surgiu da fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM).


Em outubro de 2022, Botelho foi reeleito para o seu 3º mandato de deputado estadual, com 51.998 votos.


LÚDIO CABRAL (PT)


O médico Lúdio Cabral, do Partido dos Trabalhadores (PT), teve sua candidatura confirmada, durante convenção da coligação Coragem e Força para Mudar, do PT, PV, PCdoB e dos partidos aliados: PSD, PSOL e Rede Sustentabilidade. O anúncio foi feito durante convenção realizada no Complexo Esportivo Gustavo Cid Nunes Cunha, popularmente conhecido como Ginásio da Lixeira, no sábado (3).


Como vice, a coligação escolheu a jornalista Rafaela Fava (PSD), que é filha do Senador Carlos Fávaro.


Lúdio Frank Mendes Cabral é médico sanitarista, servidor público e, atualmente, deputado estadual. Ele trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS), na rede de atenção básica, localizada em comunidades e postos de saúde de Cuiabá.


Ele foi vereador em Cuiabá por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2012 e teve 140,7 mil votos no segundo turno. Em 2014, concorreu ao Governo de Mato Grosso e teve 472,5 mil votos.


RICARDO TOMAZ NETO (PCO)


O Partido da Causa Operária (PCO) anunciou o presidente da sigla, Ricardo Tomaz Neto, à candidatura a prefeito de Cuiabá. A convenção foi realizada na segunda-feira, mas a ata só foi divulgada besta terça-feira (6). O vice será César Luiz de Araújo, também do mesmo partido.


O PCO não possui representante no Congresso Nacional e também não tem acesso a Fundo Partidário e Fundo Eleitoral, ou seja, não terá tempo de campanha em rádio e TV.



Fonte: g1 MT

0 comentário

Comments


bottom of page